Conferência 5

Modelos e Métodos para o Planejamento da Produção em Fundições de Pequeno Porte

Franklina Maria Bragion de Toledo*

ICMC/USP – São Carlos

As fundições de pequeno porte são responsáveis pela produção de uma grande variedade de produtos para diferentes setores da economia. Nesta palestra, abordamos modelos e métodos estudados no ICMC/USP para tratar o problema de planejamento da produção nestas fundições. Em linhas gerais, este problema envolve a determinação das ligas a serem fundidas e dos itens que serão vazados a partir delas. Por fabricarem produtos para diferentes empresas, as fundições de pequeno porte lidam com carteiras de produtos muitos distintos tanto quanto a seu tamanho quanto as ligas em que eles devem ser produzidos. Este problema além de economicamente relevante, devido a sua complexidade também é desafiador do ponto de vista teórico.

Possui graduação em Bel. em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (SME/ICMC/USP). Desenvolve pesquisas na área de Pesquisa Operacional, atuando principalmente nos seguintes temas: heurísticas e métodos exatos, planejamento da produção, dimensionamento de lotes e problemas de cortes de peças irregulares.