Conferência 10

Matemática Industrial: Planejamento da Produção em Indústrias de Móveis

Maria do Socorro Nogueira Rangel*

UNESP – São José do Rio Preto

Modelos matemáticos e métodos de solução para problemas de otimização fornecem ferramentas importantes para o auxílio à tomada de decisões em diversos contextos industriais. Nesta palestra apresentaremos alguns problemas de otimização combinatória que surgem no planejamento da produção de móveis. Faremos uma discussão sobre a indústria moveleira no Brasil e apresentaremos resultados da pesquisa que temos desenvolvido nos últimos anos tomando como referência uma fábrica de móveis, característica do setor, situada no Pólo Moveleiro de Votuporanga-SP.

* Possui graduação em Matemática (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (1985), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1989), doutorado na área de Pesquisa Operacional (grau de "Doctor of Philosophy - PhD") pela Brunel University (Inglaterra-1995), e é Livre-Docente em Otimização Linear Inteira pela UNESP (2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista (UNESP-S.J. do Rio Preto). Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Matemática Aplicada, com ênfase em Otimização, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de problemas, otimização linear inteira mista, planejamento de produção, corte e empacotamento.